Pular para o conteúdo

Papo Filosófico – Rejeição

Lidar com a rejeição não é uma tarefa fácil! Alguns o enfrentam de forma dolorida, enquanto outros o encaram de maneira mais tranquila. A avaliação dessa situação é totalmente individual e depende do contexto em que ela ocorreu. Hoje, trouxemos uma reflexão filosófica sobre como lidar com esse tipo de situação.

O provérbio de Salomão diz que ‘o espírito abatido faz secar os ossos, mas o coração alegre é um bom remédio’. Isso me fez lembrar do filósofo Tales de Mileto, considerado pré-socrático e também um filósofo da natureza, pois buscava entender a causa originária da vida. Esse filósofo defendia que a origem da existência humana era a água, pois acreditava que tudo o que tinha água era vivo, enquanto o que não tinha água estava seco, morto.

Portanto, quando estamos com o espírito triste e abatido devido à rejeição, nos sentimos secos, sem vida.

Por fim, gostaria de convidar você a refletir mais sobre isso e a importância de sermos como a água, fluidos e maleáveis. Se você passou por esse tipo de situação ou está lidando com esse processo, convido-o a refletir sobre as palavras de Salomão e ensinamentos de Tales de Mileto. Que seu coração esteja vivo, alegre e molhado, e que as rejeições e tristezas não sejam capazes de secar essa fonte de água que existe dentro do seu coração.

Sobre a autora

Aline Barbosa

Filósofa, Doutora e Mestra em Administração de Empresas. Bacharel em Comunicação Social. Atualmente cursando Licenciatura em História. Tem interesse de pesquisa nas temáticas sobre Filosofia, Ética, Amor, Desigualdade de Gênero nas Organizações e Sociedade, Violência contra as Mulheres, Carreiras não Tradicionais, Estratégia e de Sustentabilidade, e publica estudos nacionais e internacionais sobre estes tópicos.

Se inscreva na nossa Newsletter

Inscrever-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Posts Recomendados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?