Sobre a fase de realização de disciplinas no Mestrado ou Doutorado, avalie a veracidade das seguintes afirmações:
I – Os cuidados ao cursar uma disciplina de abordagem predominantemente qualitativa não são exatamente os mesmos cuidados de se cursar uma disciplina de abordagem predominantemente quantitativa. Como exemplo, enquanto disciplinas de estatística exigem ampla revisão de cada etapa dos processos de cálculo, posto que um erro em etapa inicial pode acarretar em erro do cálculo geral de um problema, disciplinas de metodologia qualitativa exigem grande aprofundamento do aluno nos “comos” e “por quês” das coisas, no momento de responder questões, portanto, exigirão competências maiores de escrita acadêmica por parte do aluno.
II – Os programas de Mestrado e Doutorado ofertam, em geral, disciplinas obrigatórias para todos os alunos e disciplinas optativas, também conhecidas como eletivas. É necessário que o aluno escolha muito bem suas optativas, a partir de critérios como: a aderência ao seu projeto de pesquisa, a quantidade de créditos da disciplina, seus horários, os professores que as ministram, entre outros.
III – Não devemos esquecer dos elementos básicos para que melhor possamos estudar para as disciplinas. Devemos preferir locais de estudo que sejam calmos, silenciosos, bem iluminados, confortáveis, e que nos coloquem em condições de passarmos horas estudando um determinado tópico, com boa produtividade.
Está correto o que se afirma nas seguintes assertivas: